sábado, 8 de abril de 2017

Infecção por reovírus pode ter relação com o desenvolvimento de doença celíaca

Nenhum comentário

Infecção por reovírus pode desencadear doença celíaca, é o que indica um estudo realizado pelas Universidade de Chicago e Faculdade de Medicina de Pittsburg, publicado esta semana (7/4) na revista Science.

core reovirus - viralworldA grosso modo, um reovírus é um vírus de RNA que pode afetar tanto o sistema gastrointestinal quanto as vias respiratórias do hospedeiro. Sua nomenclatura  "reo" significa vírus "respiratório entérico órfão", porque à época da denominação, não se conhecia nenhuma doença causada por ele. Apesar de recentemente terem sido associadas diversas doenças à infecções por vírus dessa família (Reoviridae), a nomenclatura antiga ainda é utilizado.


Alguns estudos já na década de 90 indicavam a possibilidade de doenças auto-imunes apresentarem relação com infecções virais. Até então consideradas inofensivas, as infecções por reovírus foram relacionadas ao agravamento de resposta imune aos antígenos dietéticos (glúten e ovoalbumina), que causa a perda da tolerância a esses antígenos. 
O estudo em questão, realizado primeiramente em camundongos, identificou duas cepas de reovírus que ativam a resposta imune, sendo uma delas a maior responsável por impedir a formação de células T tolerantes e alterar o funcionamento das células T-helper 1, por meio do fator regulador 1 de interferon. Além disso, em pacientes humanos testados também foram encontrados níveis elevados de anticorpos para reovírus.

Essas descobertas dão perspectiva de, no futuro, serem estudadas possíveis vacinas para essas patologias auto-imunes associadas a vírus.

Se quiser saber mais sobre este assunto, consulte as fontes:


Se gostou deste post, compartilhe 📣 com seus colegas e nas suas redes sociais! Seja um multiplicador de conhecimento! 👍📓💊

Nenhum comentário :

Postar um comentário